Divórcio Litigioso, Consensual judicial ou extrajudicial

advogado de divorcio em taguatinga

advogado de divorcio em taguatinga

advogado de divorcio em taguatinga

advogado de divorcio em taguatinga

Agende uma consultoria

Acesse nosso WhatsApp também pelo QR-Code

Se estiver no computador e quiser entra em contato via Whatsapp Web, clique neste botão abaixo!

Advogado para Divórcio Litigioso, consensual judicial ou extrajudicial

Existem muitas dúvidas em relação ao divórcio. Com isso, face a constantes questionamentos feitos por clientes e leitores, elaboramos este texto explicativo de forma simples e direta.

Tipos ou espécies de Divórcio:

Com relação ao divórcio, este pode ser realizado de forma litigiosa ou consensual.

O litigioso ocorre quando o casal não converge quanto aos termos do divórcio e partilha de bens. Já o consensual, decorre de acordo firmado entre as partes; quando há um consenso quanto aos termos do divórcio e da partilha de bens do casal.

Em se tratando de divórcio litigioso, este somente pode ser processado em Juízo, visto que haverá necessidade de se estabelecer os termos da partilha, face à ausência de consenso entre as partes. Necessita de uma intervenção judicial para dirimir o litígio. Porém, nada impede que as partes entrem em consenso no decorrer da ação de divórcio.

Já o divórcio consensual, este pode ser judicial ou extrajudicial.

Será judicial, obrigatoriamente, quando o casal possuir filhos menores ou incapazes. Porém, não havendo filhos menores ou incapazes, o divórcio por ser realizado de forma extrajudicial, em Cartório. Para tanto, é necessário que o casal esteja assistido, obrigatoriamente, por advogado, que elaborará uma petição contendo todos os termos do divórcio e da partilha de bens do casal.

Quais as vantagens do Divórcio Extrajudicial?

É importe alertar que o Divórcio Extrajudicial é mais célere, pois evita os procedimentos geralmente morosos do Judiciário; além do que, o trâmite processual é menos oneroso, pois possuem taxas em valores bem inferiores às custas processuais, e as partes podem contratar advogado comum para atuar em todo o processo.

Além do mais, o Divórcio Extrajudicial, em regra, dura menos de um mês, o que é o desejo de quem pretende se divorciar e seguir a sua vida. Lógico que a sua duração varia de acordo com a agilidade com que as partes providenciam toda a documentação necessária, bem como depende do trâmite dentro do cartório, agendamento e lavratura da escritura pública.

Quais os requisitos para realizar o Divórcio Extrajudicial?

Como afirmado anteriormente, o Divórcio Extrajudicial possui um procedimento muito simples, que possui apenas 3 requisitos básicos para que seja realizado:

Qual a documentação necessária?

Para que seja dada início ao Divórcio Extrajudicial são necessários os seguintes documentos:

Qual o procedimento prévio a ser adotado pelo casal que decidiu divorciar-se em consenso?

Estando de acordo com o divórcio e a partilha de bens, o casal deve contratar um advogado, munidos de toda a documentos necessária, para que o mesmo elabore a petição de Divórcio Consensual Extrajudicial e dê entrada no Cartório de Notas, que, de acordo com petição elaborada pelo advogado do casal, confeccionará a Escritura Pública de Divórcio com todos os termos do acordo entre as partes, para que esta seja utilizada na averbação do Divórcio junto ao Cartório onde foi celebrado o casamento, bem como nas matrículas dos imóveis ou, no caso de partilha de veículos, junto ao Detran.

Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso escritório que estaremos à disposição para orientá-lo sobre temas relacionado a divórcio, partilha de bens, pensão alimentícia, guarda, reconhecimento de união estável e outros temas afetos ao direito de família e sucessões (inventário e partilha).

Precisando de um advogado de divórcio em Taguatinga, entre em contato com o nosso escritório que estaremos à disposição para atendê-lo(a) com sigilo e celeridade.

Fale com um de nossos advogados especialistas.

Entre em contato e agende agora mesmo.